02. 03.

Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Caramuru, A Invenção Do Brasil


O diretor Guel Arraes (O Auto da Compadecida) leva às telas a história do casamento de Caramuru, um jovem português que chega ao Brasil na época de seu descobrimento, e a índia Paraguaçu. Com Selton Mello, Camila Pitanga, Deborah Secco, Débora Bloch, Luís Mello, Diogo Vilela e Pedro Paulo Rangel.


Sinopse: Em 1º de janeiro de 1500 um novo mundo é descoberto pelos europeus, graças a grandes avanços técnicos na arte náutica e na elaboração de mapas. É neste contexto que vive em Portugual o jovem Diogo (Selton Mello), pintor que é contratado para ilustrar um mapa e, por ser enganado pela sedutora Isabelle (Débora Bloch), acaba sendo punido com a deportação na caravela comandada por Vasco de Athayde (Luís Mello). Mas a caravela onde Diogo está acaba naufragando ele, por milagre, consegue chegar ao litoral brasileiro. Lá ele conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) com quem logo inicia um romance temperado posteriormente pela inclusão de uma terceira pessoa: a índia Moema (Déborah Secco), irmã de Paraguaçu.


Ficha Técnica:
Título Original: Caramuru - A Invenção do Brasil
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2001
Estúdio: Globo Filmes
Distribuição: Columbia TriStar
Direção: Guel Arraes Roteiro: Guel Arraes e Jorge Furtado
Produção: Eduardo Figueira e Daniel Filho
Música: Lenine e Carlinhos Borges
Fotografia: Felix Monti
Direção de Arte: Lia Renha
Figurino: Cao Albuquerque
Edição: Paulo H. Farias


Elenco:
Selton Mello (Diogo Álvares, o Caramuru)
Camila Pitanga (Paraguaçu)
Déborah Secco (Moema)
Tonico Pereira (Itapararica)
Débora Bloch (Isabelle)
Luís Mello (Vasco de Athayde)
Pedro Paulo Rangel (Dom Jayme)
Diogo Vilela (Heitor)
l
l
Curiosidades:
* Caramuru - A Invenção do Brasil é uma adaptação para o cinema da minissérie A Invenção do Brasil, exibida pela Rede Globo em 2000.
* A minissérie A Invenção do Brasil possui 2:40 hs, sendo que o filme Caramuru - A Invenção do Brasil possui 1:40 hs.
* Caramuru - A Invenção do Brasil é a segunda minissérie adaptada para o cinema pela Globo Filmes. A anterior fora O Auto da Compadecida.
* As filmagens de Caramuru - A Invenção do Brasil ocorreram em Portugal (Palácio de Queluz, Castelo de Leiria e Mosteiro da Batalha) e no Brasil (praia de Picinguaba, no litoral paulista).
* Foi inteiramente filmado no sistema de alta definição de imagem HDTV.
l
l
Você Sabia?
Diogo Álvares Correia (Viana do Castelo, Portugal, 1475 — Tatuapara, Bahia, 5 de outubro de 1557) foi um náufrago português que passou a vida entre os índios do Brasil e facilitou seu contato com os primeiros administradores e missionários. Recebeu a alcunha Caramuru dos índios tupinambás. Considerado o fundador do município baiano de Cachoeira.
Caramuru foi o primeiro europeu a viver no Brasil, iniciando o longo processo de miscigenação que caracterizou a colonização portuguesa na América.

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO