02. 03.

Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Bicho De Sete Cabeças


Bicho de sete cabeças é um filme brasileiro lançado em 2001, do gênero drama, dirigido por Laís Bodanzky, e com roteiro de Luiz Bolognesi baseado no livro auto-biográfico Cantos dos Malditos de Austregésilo Carrano Bueno.
O drama de um jovem em litígio com seu pai e que precisa suportar o dia-a-dia de um sistema manicomial. Com Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia Kiss.


Filme "Bicho de 7 Cabeças" é realizado combinando leis de incentivo com investimento estrangeiro.Bicho de 7 Cabeças, o longa-metragem de estréia da diretora Laís Bodanzky, foi realizado através de uma co-produção entre três produtoras brasileiras (Buriti Filmes, Dezenove Som e Imagens e Gullane Filmes) e com a participação da Rio Filme Distribuidora e a Fabrica Cinema, um importante centro de produção cinematográfico italiano mantido pela Benetton. O filme ainda teve a participação financeira da RAI (Radiotelevizzione Italiana) e da Fondation Montecinemaveritá (Suíça).Bicho de 7 Cabeças foi rodado entre fevereiro e abril de 2000 na cidade de São Paulo e finalizado de maio a outubro nos laboratórios da Cinecittá, usando para mixagem a tecnologia THX e o padrão Dolby Digital, em Roma, Itália.Com um custo de R$ 1,5 milhão, os recursos brasileiros foram captados através das leis de incentivo do Ministério da Cultura - Lei Audiovisual e Lei Rouanet. O investimento europeu representou aproximadamente 50% do custo de produção do filme.Com o filme totalmente pronto iniciaremos, ainda no ano 2000, as apresentações em Festivais e Mostras no Brasil e no exterior, para preparar o lançamento no circuito comercial brasileiro, previsto para o início de 2001.Neste momento, as produtoras responsáveis pela realização do Bicho de 7 Cabeças estudam, junto a Rio Filme, a estratégia de distribuição para fortalecer o lançamento e a comercialização deste filme no Brasil. A Fabrica Cinema irá conduzir a distribuição internacional do projeto.
l
l
Sinopse: O filme conta a história de Neto, um jovem estudante de segundo grau - primeira interpretação de Rodrigo Santoro no cinema - que por dificuldade de comunicação com os pais - interpretados por Othon Bastos e Cássia Kiss - acaba vivenciando a violência do sistema de saúde mental brasileiro.Bicho de 7 Cabeças é uma tragédia doméstica que fala da intolerância e incomunicabilidade no seio de uma família de classe média e da prontidão dos mecanismos de repressão da sociedade brasileira.O sistema manicomial brasileiro é um aparato que há mais de cem anos cumpre com eficiência a função de vigiar e punir os pequenos "desvios" de conduta, aqueles que não caracterizam uma infração legal, mas não se adequam ao estreito código de valores da sociedade brasileira. O filme revela a maneira como esse sistema se legitima, institucionalizado numa perfeita simbiose com a máquina de corrupção. Revela ainda a violência dos métodos e o abuso dos medicamentos.Bicho de 7 Cabeças é um filme de ficção inspirado no livro Canto dos Malditos, do escritor curitibano Austregésilo Carrano Bueno, e roteirizado por Luiz Bolognesi.O filme marca a estréia da diretora Laís Bodanzky no longa-metragem. Antes de realizar este filme, Laís dirigiu o curta-metragem Cartão Vermelho em 1994, que, entre vários prêmios, ganhou Melhor Direção no FestRio e Prêmio da Crítica no Festival de Brasília; e co-dirigiu com Luiz Bolognesi, em 1999, o documentário Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil, vencedor do Prêmio Brasil de Melhor Documentário em 2000, Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado, 2o Melhor Documentário da América Latina no Festival de Cuba e Melhor Filme de Vanguarda no Festival Internacional de Cinema Latino em New York.Um dos responsáveis pelos efeitos sonoros do filme é Sérgio Basili, trabalhou em clássicos do cinema italiano como Il Sorpasso de Dino Risi, Roma e La Dolce Vita de Federico Fellini.
l
l
Ficha Técnica:
Título Original: Bicho de Sete Cabeças
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 80 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2000
Estúdio: Buriti Filmes / Gullane Filmes / Dezenove Som / Imagens e Fábrica de Cinema
Distribuição: Riofilme
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luís Bolognesi
Produção: Maria Ionescu e Fabiano Gullane
Música: André Abujamra
Direção de Fotografia: Hugo Kovensky
Desenho de Produção: Caio Gullane
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Edição: Jacopo Quadri e Letizia Caudullo
l
l
Elenco:
Rodrigo Santoro .... Neto
Othon Bastos .... seu Wilson (pai de Neto)
Cássia Kiss .... mãe de Neto
Jairo Mattos .... enfermeiro Ivan
Caco Ciocler .... interno Rogério
Luis Miranda .... enfermeiro Marcelo
Valéria Alencar .... Leninha
Altair Lima .... dr. Cintra
Linneu Dias .... interno jornalista
Gero Camilo .... interno Ceará
Marcos Cesana .... interno Bil
Talita Castro ... Bel
l
l
Curiosidades:
*
O ator Rodrigo Santoro foi indicado à diretora Laís Bodanzky pelo ator Paulo Autran, que teve a oportunidade de ler o roteiro de Bicho de Sete Cabeças ainda antes do início das filmagens e que estava na época trabalhando com Santoro na minissérie da TV Globo "Hilda Furacão".
* Este é o 1º filme em que a diretora Laís Bodansky e a atriz Cássia Kiss trabalham juntos. O posterior foi Chega de Saudade (2008).
* Este é o 1º de 2 filmes em que Rodrigo Santoro e Cássia Kiss atuaram juntos. O posterior foi Não por Acaso (2007).
l

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO