02. 03.

Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Partilha


A partilha
é um filme brasileiro de 2001, do gênero comédia dramática, dirigido por Daniel Filho e com roteiro baseado em peça teatral de Miguel Falabella. A música é de Nelson Motta e Ed Motta.


Sinopse:
Após muito tempo afastadas, quatro irmãs se reencontram durante o enterro da mãe, para fazer um levantamento dos bens da família e rediscutir suas próprias vidas. As divergências são inevitáveis, pois elas seguiram caminhos muito diferentes: Selma, a irmã mais conservadora, está casada com um militar e leva uma vida disciplinada na Tijuca; Regina, é liberada, esotérica, não costuma se reprimir e tem uma visão "alto astral" da vida; Lúcia abandonou um casamento convencional e o filho para viver um grande amor em Paris; e Laura, a caçula, revela-se uma intelectual sisuda e surpreende as irmãs com suas atitudes, sobretudo quando se assume homossexual. Durante o encontro, elas discutem e brigam mas, ao mesmo tempo, relembram os bons tempos passados e descobrem muitas novidades sobre elas mesmas. Ao lado de Bá Toinha, a empregada da família, elas vivem intensamente suas afinidades, seus problemas e suas diferenças.

Elenco:
Glória Pires .... Selma
Andréa Beltrão .... Regina
Lília Cabral .... Lúcia
Paloma Duarte .... Laura
Dênis Carvalho .... Carlos
Thiago Fragoso .... Maurício
Chica Xavier .... Bá Toinha
Herson Capri .... Luis Fernando
Marcello Antony .... Bruno Diegues
Guta Stresser .... Célia
Fernanda Rodrigues .... Simone
Bianca Castanho .... Angela


Curiosidades
* Daniel Filho comprou os direitos de adaptação da peça para o cinema em 1990, pouco após a sua estréia.
* As filmagens de A partilha foram concluídas em cinco semanas, entre os meses de novembro e dezembro de 2000.
* A Partilha é o 7º filme produzido pela Globo Filmes. Seu orçamento foi de R$ 3 milhões.- O diretor Daniel Filho comprou os direitos de adaptação para o cinema de A Partilha em 1990, pouco após a estréia da peça.
* A Partilha é o 1º filme dirigido por Daniel Filho desde O Cangaceiro Trapalhão, lançado em 1983.
* Este é o 1º de 4 filmes em que o diretor Daniel Filho e a atriz Glória Pires trabalham juntos. Os demais foram Se Eu Fosse Você (2006), Primo Basílio (2007) e Se Eu Fosse Você 2 (2009).
* Este é o 1º de 2 filmes em que o diretor Daniel Filho e a atriz Paloma Duarte trabalharam juntos. O posterior foi Muito Gelo e Dois Dedos D'Água (2006).
* As filmagens de A Partilha foram concluídas em cinco semanas, entre os meses de novembro e dezembro de 2000.

Comentário: A Partilha é um excelente filme. Dessa forma simples e direta é que considero o trabalho dirigido por Daniel Filho. Gostei muito do filme, mas fiquei um pouco decepcionado quando li algumas críticas negativas a respeito dele. Alguns diziam que o trabalho é muito parecido com uma série de televisão ou até mesmo que as atuações das atrizes estava muito exageradas, parecendo uma cena de teatro na tela grande.

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO