02. 03.
Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Múm

Múm é uma banda de post-rock islandesa. Sua música é caracterizada pelos vocais delicados, efeitos eletrônicos e uma variedade de tradicionais e inconvencionais instrumentos. Eles também são conhecidos por seus remixes de músicas.

História:
A banda foi formada em 1997 pelos membros originais Gunnar Örn Tynes e Örvar Þóreyjarson Smárason que, no ano seguinte, se juntaram às irmãs gêmeas Gyða e Kristín Anna Valtýsdóttir. De acordo com Kristín, o nome da banda não pretendia significar alguma coisa. Em 2002, depois da primeira tour americana, Gyða deixou a banda para retornar aos seus estudos em Reykjavík (capital da Islândia). Logo após a saída de Gyða, Ásthildur Valtýsdóttir se juntou à banda como cantor e Serena Tideman ocupou o lugar de Gyða ao violoncelo, para a tour européia. O conjunto desenvolvido incluiu Ólöf Arnalds e Hildur Guðnadóttir. No começo de 2006, Kristín também deixou a banda, mesmo que não tenha anunciado oficialmente até 23 de novembro.

Apesar a saída de alguns de seus membros, Múm continua junto como um coletivo de músicos. Seu quarto álbum gravado durante 2006 foi lançado em 24 de setembro de 2007, intitulado "Go Go Smear the Poison Ivy". O álbum foi precedido por um single: "They Made Frogs Smoke 'Til They Exploded", de 27 de agosto de 2007.
Pronunciado "moom", é um grupo oriundo da longíqua, gélida e espantosamente criativa Islândia. Tendo sido formado no ano de 1997 por Gunnar Örn Tynes e Örvar Þóreyjarson Smárason, pelo menos 10-15 pessoas, além desses dois, já passaram pela banda ao longo de seu percurso pela história, onde cada um acrescentava suas idéias e seu toque pessoal ao corpo sonoro da banda.

Falando mais sobre esse corpo, pode-se definir o múm como um grupo de experimental pop. Sim, é um rótulo bastante vago, mas é o mais geral que consigo pensar para a banda. Seu som incorpora inúmeras influências, onde as mais pronunciadas vem da música eletrônica, post-rock e ambient, lembrando bastante o trabalho dos conterrâneos do Sigur Rós. A parte dos rótulos e definições, sua música consegue transmitir um sentimento de pureza e uma atmosfera nostálgica e, de certo modo, pueril, com uma naturalidade e destreza incríveis, emotindo várias cores e fragrâncias de tempos que ficaram ocultos há muito tempo pelas terras da memória, trazendo uma sensação agradável (ainda que, por muitas vezes, repleta de melancolia) de tempos onde as coisas pareciam mais simples, mais saborosas e deleitosas do que os tempos atuais.

Este CD que vos posto, intitulado Sing along to songs you don't know, está programado para ser lançado em agosto de 2009. Mas como ele já está circulando em tudo quanto é meandro internético e se trata de um lançamento muitíssimo interessante, resolvi postá-lo aqui. Depois da saída das gêmeas Valtýsdóttir (sim, nomezinhos bem complicados de se escrever - sorte que existe o copy and paste!) da banda, sua sonoridade perdeu um pouco da atmosfera etérea e melancólica que permeava os primeiros álbuns, mas não perdeu em nada a criatividade e o faro experimental que sempre possuiu, agora mais apurado do que antes, pelo que percebo. É um álbum muito prazeroso de se ouvir, especialmente em momentos mais calmos ou momentos em que só precisamos esvaziar nossas mentes da fumaça e turbilhões de cansaço que permeiam nosso dia-a-dia.
l
Discografia:
Albuns
Yesterday Was Dramatic – Today Is OK (TMT, 2000; reissue Morr Music, 2005)
Finally We Are No One (Fat Cat Records, 2002)
Loksins erum við engin (Smekkleysa Records, 2002)
Summer Make Good (Fat Cat Records, 2004)
Go Go Smear the Poison Ivy (Fat Cat Records, 2007)
EPs
The Ballad of the Broken Birdie Records (TMT, 2000)
Dusk Log (Fat Cat Records, 2004)
The Peel Session (Fat Cat Records, 2006) (Maida Vale 4 Studio 2002)
Singles
Green Grass of Tunnel (Fat Cat Records, 2002)
Nightly Cares (Fat Cat Records, 2004)
They Made Frogs Smoke 'Til They Exploded (Fat Cat Records, 2007)
Marmalade Fires (Fat Cat Records, 2007)

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO