02. 03.

Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Kerli Kõiv

A pedidos, a indicação dessa semana foi Kerli.


Kerli Kõiv (Elva, Tartumaa, 7 de fevereiro de 1987), é uma cantora e compositora estoniana de música alternativa e pop. Estima-se que Kerli já vendeu 100 mil cópias do seu primeiro álbum de estúdio, Love Is Dead, mundialmente em menos de um ano.

Kerli diz não ter nenhuma influência musical, embora admita ser grande fã da cantora
islandesa Björk. Ela diz ter o mundo em geral como inspiração, desde coisas simples até sentimentos e fatos engraçados, compondo suas canções totalmente autobiográficas.
Nasceu em Elva, no condado de Tartumaa, uma cidade no leste da Estônia, quando o país estava sob domínio da União Soviética. Como as pessoas na União Soviética tinham uma mente muito fechada, Kerli teve uma infância muito privada e sem amostra de afeto, quando era uma pessoa muito passional. Começou a ter aulas de canto, balé, atuação e piano aos cinco anos de idade, junto a sua professora de canto que a lhe mostrou o mundo da música com um toca-fita de música clássica. Sempre sonhou em se tornar uma popstar, sendo fanática pelo grupo feminino Spice Girls quando mais nova.

Foi uma adolescente muito rebelde, pintou o cabelo "de todas as cores do arco-íris", como ela diz, e fez diversos piercings e tatuagens pelo seu corpo. Mentiu a idade para participar do Fizz Superstar, alegando ter 15 anos (tinha na verdade 14).

Depois de participar do concurso Eurolaul em 2004, Kerli pode realizar o seu sonho que era o de cantar e sair do país, trabalhando com vários compositores na Suécia. Quando o produtor executivo e chefe da Island Def Jam Antonio "L.A." Reid a descobriu numa audição que ela ganhou, Kerli teve a grande chance de viajar para os Estados Unidos e ter um contrato assinado para gravar seu primeiro álbum - tendo que passar por necessidades por falta de dinheiro -, até se lançar no mundo musical.
Carreira
Foi em 2002, na competição Fizz Superstar (primeira versão báltica de American Idol), que a carreira de Kerli começou, quando ela fez um cover da canção "I'm Like A Bird" de Nelly Furtado, vencendo a competição com 95 pontos totais.

Em 2003, Kerli participou do concurso sueco Melodifestivalen, onde cantou "Let's Go", terminando em sétimo lugar na segunda semi-final.

Kerli participou do concurso Eurolaul em 2004, concurso este que decide um cantor estoniano a representar o país no Eurovision, e acumulou 3.628 com a canção "Beautiful Inside", terminando em segundo lugar.

Depois de participar de vários concursos como estes, Kerli assinou um contrato com a gravadora Island Records em 2006. No ano seguinte, veio a lançar seu primeiro EP intitulado com seu nome, Kerli. O EP continha as canções "Walking On Air", "Love Is Dead" e "She's In Parties".

Em 2008, Kerli lançou seu primeiro álbum de estúdio, Love Is Dead, sendo mundialmente reconhecida pelo seu trabalho e estilo musical; e fez uma apresentação de grande importância para a sua carreira no Scream Awards, premiação esta de filmes de terror, ficção científica e fantasia, onde cantou "Walking On Air", aparecendo em destaque na capa do LA Times no dia seguinte.

Ainda em 2008, Kerli esteve presente na trilha sonora de dois jogos de videogame: Burnout Paradise, com a sua canção "Creepshow", e na versão para o filme Quantum of Solace, sendo escolhida para cantar a música-tema "When Nobody Loves You"; e nos filmes: Punisher: War Zone, com a sua canção "Bulletproof", e em Hired Gun, emprestando sua voz para a personagem Morgan.

Kerli foi nomeada em 2008 ao MTV Europe Music Awards, na categoria "Melhor Atuação Báltica" (Best Baltic Act).

Em janeiro de 2009, o acessor de Kerli cancelou sua turnê européia com o grupo finlandês The Rasmus. A razão divulgada foi que Kerli está trabalhando no seu segundo álbum a ser lançado neste ano, e há rumores que este terá como produtores Tricky e The Dream.
Discografia
Assista ao clipe: Walking On Air

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO