02. 03.
Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Curiosidades do corpo humano

Por quê? Quantas vezes? Qual? Quem?

Por que piscar?
Piscamos em média 25 mil vezes por dia. Precisamos disso para espalhar lágrimas pelos olhos que devem sempre estar úmidos e lubrificados para se protegerem de corpos estranhos como a poeira. Por dia um adulto produz de 1 a 2 litros de lágrimas.

Quantas vezes trocamos de pele?
As células se renovam a cada 20 ou 30 dias. Ou seja, ao longo da vida “trocamos” de pele mais ou menos mil vezes!Qual a capacidade de ar dos pulmões?Cerca de 5 litros de ar, porém somente meio litro é renovado a cada respiração. Como a freqüência respiratória é de cerca de 15 movimentos por minuto, respiramos 450 litros de ar em uma hora; 10.800 litros por dia ou ainda
3,9 milhões de litros em um ano!

Qual a quantidade de sangue que circula no corpo?
Cinco litros em média. Com o coração batendo na média de 70 vezes por minuto, a cada batida ele bombeia 90 mililitros de sangue que percorrem o corpo em apenas um minuto.

Qual o limite de comida suportada pelo estômago?
O estômago é um órgão elástico, quando vazio tem um volume de 50 mililitros. Porém ele pode aumentar 80 vezes sua capacidade se você com
er sem parar. Isto equivale a 3 ou 4 litros de comida. Se a pessoa insistir em continuar comendo a reação natural é o vômito…

Sangue ou Espermatozóide: Quem é mais rápido?
O Espermatozóide se move a cerca de 45 km/hora. Já o Sangue, na aorta ao sair do coração se move a incríveis 108 km/h. Para completar o grid da corrida temos o Espirro que alcança 150 km/h. Mas o vencedor é o Impulso nervoso que chega a impressionantes 360 km/h!

Qual a produção diária de gases?
Por volta de 1 a 1,5 litros. A maior parte é de gases que engolimos ao falar ou comer. Ele vai até o estômago que pode devolvê-lo pela boca na forma de arroto ou segue para o intestino.

Qual a quantidade de fezes produzidas por dia?
Em média, 150 gramas.

As unhas dos pés e das mãos crescem na mesma velocidade?
Não. As da mão crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.

Qual é o comprimento dos intestinos?
Pelo menos 7,5 metros nos adultos. Se acham que é muito, dêem graças a Deus por não serem um cavalo adulto que tem nada mais nada menos do que 27 metros de intestino!

Fonte: Revista Mundo Estranho

Curiosidades relâmpago:

* O esqueleto de um homem de 64 quilos pesa cerca de 11 quilos.
* O olho humano é capaz de distinguir 10.000.000 de diferentes tonalidades.
* Se dormirmos, em média, 8 horas por dia, aos 40 anos teremos dormido 13 anos.
* Um adulto elimina 3 litros de água por dia, por meio da urina, suor e da respiração.
* Cada soluço dura menos de 1 segundo e ocorrem com um frequência normal e regular de 5 a 25 vezes por minuto. O livro dos recordes menciona um soluço que durou 57 anos.
* A força necessária para dar três espirros consecutivos, queima exactamente o mesmo numero de calorias que um orgasmo.
* Todos temos 300 ossos quando nascemos, mas chegamos a adultos apenas com 206.
* Uma pessoa normal tem á volta de 1.460 sonhos por ano.
* Uma pessoa possui quase um milhão de fios de cabelo.
* Os vasos capilares são 50 vezes mais finos do que um cabelo.
* Segundo cientistas japoneses, cada beijo diminui o tempo de vida em 3 minutos, tal o esforço exigido ao coração.
* O cabelo cresce cerca de 0,6 cm por mês e mais depressa pela manhã do que em qualquer outra hora do dia.
* O único osso do corpo humano que não se liga com nenhum outro é o hióide, que sustenta a língua e os seus músculos.
* Se uma pessoa nunca cortasse as unhas das mãos, elas mediriam cerca de 4 metros aos 80 anos.
* Mais de metade dos ossos do corpo humano estão nas mãos e nos pés.
* Numa vida, um ser humano passa, em média, 8 anos em filas de espera.
* Em média, uma criança de 4 anos faz 437 perguntas por dia.
* As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos dois meses de idade. Antes disso, o bebé realmente chora "a seco". Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebé é o fato d`ele passar a maior parte do tempo a dormir.
* O orgasmo feminino é um potente analgésico para as dores (devido à libertação de endorfinas), por isso, as dores de cabeça é uma má desculpa para não fazer amor.
* Os Humanos são os únicos primatas que não têm pigmentação na palma das mãos.
* A superfície da pele mede 2 metros quadrados e pesa cerca de 4 kg.
* O corpo possui pequenos ossos que, um dia, fizeram parte de uma cauda (cócxis) e músculos inoperantes que serviam para movimentar as orelhas. São chamados órgãos vestigiais.
* Uma pessoa possui, em média, gordura corporal suficiente para fazer duas dúzias de sabonetes.
* Os bebés conseguem engolir e respirar ao mesmo tempo.
* Durante uma vida, a nossa pele é renovada aproximadamente 1.000 vezes.
* Um verdadeiro mestre Fakir pode fazer coisas muito mais espectaculares do que suportar os pregos existentes no seu colchão. Ele pode, por exemplo, fazer com que metade da sua palma da mão aqueça 10 graus a mais do que a outra metade, pode parar o coração durante um certo tempo, ou pode reduzir os seus sinais vitais até ao mínimo entrando num estado parecido à hibernação de alguns animais.
* Existem vários tipos de amnésia. A amnésia retrógrada é a mais rara, apesar de ser a mais cinematográfica. Neste tipo de amnésia, o indivíduo não se lembra de nenhum aspecto da sua vida antes da ocorrência da lesão. Por outro lado, na amnésia anterógrada, a mais comum e grave, o indivíduo recorda-se do seu passado, mas não consegue aprender nada de novo.
* Durante o tempo que demoraste a ler esta frase 50.000 células do teu corpo morreram e foram substituidas por células mais novas.
* O coração de uma pessoa com 75 anos já bateu mais de 2.737.500.000 de vezes.
* Em 21 de Novembro de 1997, os cabelos de Hoo Sateow foram desenrolados e medidos. O comprimento do seu cabelo chegava aos 5.15 metros. Este é, oficialmente, cabelo mais comprido do mundo. No entanto, em segundo lugar, aparece o seu irmão Yee com 5.00 metros de cabelo. Ajudados pelos visinhos da aldeia, os dois irmãos lavam os cabelos uma vez por mês com detergente e água. Hoo começou a deixar crescer o cabelo em 1929, quando tinha 18 anos de idade. Antes disso, nesse mesmo ano, cortou o cabelo e ficou gravemente doente, o que o levou a dizer que nunca mais cortaria o cabelo... e assim foi até hoje.
* A barba mais longa media 1.83 metros e pertencia ao indiano Shamsher Singh. A medida foi feita desde o queixo até à ponta da barba, em 18 de Agosto de 1997.
* Um adulto médio produz cerca de meio litro de gás flatulento por dia, resultando numa média de 14 ocorrências flatulentas por dia.
* A temperatura do corpo não fica estabilizada em 37 graus o dia inteiro. Ela sobe para 37,2 às 5 ou 6 da tarde e vai caindo para os 36 graus durante a madrugada.
* As impressões digitais formam-se 6 a 8 semanas antes de o bebé nascer e nunca são iguais.
* Os destros vivem em média 9 anos a mais do que os canhotos.
* O coração bombeia o sangue com uma pressão suficiente para o esguichar a uma altura de 9 metros.
* Apenas uma pessoa em cada 2 bilhões viverá mais de 116 anos.
* Se as doenças do coração, o cancro e os diabetes fossem erradicados, a expectativa de vida do homem seria de 99,2 anos.
* Uma pessoa pisca os olhos aproximadamente 25 mil vezes por dia.
* Neste exacto momento há mais de 100.000.000 de microorganismos alimentando-se, reproduzindo-se, nadando e depositando detritos na área em volta dos teus lábios.
* Se uma pessoa usar "headphones" durante mais de uma hora, o número de bactérias do ouvido aumenta 700 vezes.
* As unhas da mão crescem aproximadamente 4 vezes mais rápido que as do pé.
* A quantidade de sangue que circula no organismo varia de pessoa para pessoa. Em média, representa em litros uma décima parte do peso do corpo. Assim, uma pessoa de 70 quilos, terá aproximadamente sete litros de sangue a correr nas suas veias e artérias.
* O cérebro está dividido em duas partes (hemisférios). O lado esquerdo controla o lado direito do corpo; e o lado direito do cérebro controla o lado esquerdo do corpo.
* O cérebro de um recém-nascido cresce quase 3 vezes o seu tamanho durante o primeiro ano! Os humanos têm o cérebro mais complexo de qualquer criatura na Terra.
* O cérebro humano é o que possui mais pregas de todos os seres vivos. Por isso, se o estendesse-mos, mediria aproximadamente 2 metros, enquanto que o cérebro de um gorila, apesar de ter o mesmo peso, só mediria uma quarta parte do tamanho do cérebro humano.
* Os cientistas calcularam que a velocidade de um pensamento é de 240 km/h!
* Se não exercitarmos o que aprendemos, esquecemos 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses.
* 1,4 kg - O peso do cérebro humano. Este consome 25% do oxigénio que respiramos.
* O cérebro possui 12 milhões de células nervosas (neurónios).
* Os impulsos nervosos podem ser transmitidos pelos nervos ou pelas fibras musculares a uma velocidade superior a 320 km/h.
* O hormônio denominada corticosterona, que é segregada em momentos de ansiedade, é a responsável pelas repentinas perdas de memória. Este hormônio bloqueia a recuperação de informação até uma hora depois de terminar a situação de tensão. Isto explicaria, por exemplo, que alguns estudantes fiquem em branco nos exames. Ao acalmar, o cérebro recupera de novo os dados.
* As pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositadamente) porque o cérebro prevê os seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas. Quando alguém nos faz cócegas, o corpo reage, tornando-se tenso. Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reacção. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas. Resultados de pesquisas feitas por um grupo de cientistas da Universidade de Londres indicam que o cerebelo é o responsável pelo monitoramento dos movimentos, impedindo a reacção.
* Boa parte das imagens que vemos são processadas nos próprios olhos, e não no cérebro. Graças a isso, detectamos, com alguns segundos de antecipação, a posição que determinado objecto em movimento ocupará em seguida. Se os nossos olhos funcionassem como câmeras fotográficas, captando apenas as imagens para o cérebro identificar, veríamos sempre com atraso a posição dos objectos em movimento porque o processo demoraria algumas frações de segundo e o risco de colisões aumentaria muito. Por exemplo, um automóvel a andar a 40 Km/h seria percebido um metro atrás da sua posição verdadeira.
* A comida pode andar às voltas no estômago durante 3 a 4 horas.
* A comida demora 3 horas a atravessar o intestino.
* A secagem e 'passeio' da comida pelo intestino grosso pode demorar entre 18 horas e 2 dias.
* Durante uma vida, o sistema digestivo aguenta com 50 toneladas de comida.
* O intestino delgado mede entre 6 a 9 metros. O intestino grosso tem 1,5 metros, mas é 3 vezes mais largo.
* O ácido hidroclorídrico presente no estômago é tão corrosivo que poderia deixar marcas na chapa de um automóvel.
* A sensação de fome provém de fibras nervosas situadas na porção superior do esófago e não do estômago, como geralmente se supõe. Quando a região é anestesiada, a fome desaparece por completo. Esta é a razão pela qual as pessoas que cheiram cocaína ou fumam "crack" não sentem fome e emagrecem muito rapidamente.
* Se extraíssemos um pulmão e o abríssemos totalmente (estendendo-o) ele teria o mesmo tamanho que um campo de ténis.
* Os pulmões contêm quase 2400 quilómetros de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos.
* As pessoas têm tendência para apanhar mais constipações no Inverno porque passam mais tempo dentro de casa e mais tempo perto de outras pessoas. Quando uma pessoas espirra, tosse ou até mesmo respira, os germes passam para o ar.
* O maior músculo do corpo humano é o Grande Glúteo, a conhecida bunda.
* Por cada sílaba que o homem fala, 72 músculos entram em movimento. Para sorrir, são utilizados 14 músculos. Para beijar, 29.
* Os músculos mais fortes do corpo estão localizados em ambos os lados da boca.
* O músculo mais pequeno do corpo é o estapédio, que fica na cavidade do tímpano, no ouvido médio.

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO