02. 03.

Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Europeus Civilizados


Ainda não domado eu domesticado, não civilizado. Grosseiro, rude. É assim chamado algo, ou alguém, selvagem.

A nossa cabeça está condicionada para classificar o que é, ou não, algo civilizado, mas o perigo está nos limites do que seja realmente considerado civilizado por cada um. A palavra “civilizado” quer dizer algo vindo da civilização , e civilização é tudo construído dentro dum meio social que envolva política, cultura, costumes e relacionamentos.

O inverso da civilização é a selvageria. O termo selvagem passou a ser usado como “uma pessoa não civilizada” durante a exploração das Américas pelos civilizados espanhóis, entretanto os civilizados foram muito mais animalescos do que é contado na história atualmente.

As lutas contra os impérios os quais reinavam n’América Central durante o século XIV como os Incas, os Astecas e os Maias, dentre outros, foram das mais sangrentas às mais covardes por parte dos europeus. Os “civilizados” espanhóis fizeram dos índios escravos, dizimaram as populações e destruíam tudo o que viam a sua frente, além de queimar os pés dos índios para que eles não tentassem fugir, amputar as mamas das índias como penitências, estuprá-las e, o mais chocante, raspavam a cabeça dos bebês em pedras para obrigar os índios a negarem suas culturas e deuses e enquadrarem-se na sociedade civilizada do homem branco.

As perdas foram muitas por essas ações, pois os conhecimentos tidos por essas sociedades d’América antiga eram muito mais avançados levando-se em conta os europeus. Estudos de astronomia, matemática, medicina, anatomia e até filosofia foram perdidos nessa demonstração de civilidade dos civilizados espanhóis.

No século XXI, os impérios tornaram-se nações e hoje são chamados de desenvolvidos, enquanto as estupradas Américas são chamadas de subdesenvolvidas. Alguma semelhança entre o que foi feito nas Américas pelos europeus e o que é feito hoje n’Oriente Médio pelos norteamericanos é mera coincidência.

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO