02. 03.
Keine Ahnung was ich hier mache, trotzdem bin ich hier...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Competição

Nós, os seres racionais, precisamos nos afirmar e a competição é uma das formas de fazermos isso. Defendemos território, deixamos clara nossa opinião, procuramos estar por cima e sentimos prazer em ver outra pessoa perdendo (nem vem dizer que é diferente porque não é).


Começa em família, com aquelas miniaturas de gente disputando atenção, se for entre irmãos então... Mais tarde tentamos as maiores notas na escola e conhecemos os esportes. Alguns superam a necessidade de auto-afirmação, outros fazem de competir uma modo de viver.


[ironia] Competições são legais e nos ajudam a evoluir. Olha essa de quem de parece mais com o próprio animal. [/ironia]



Quando eu falo de fazer da competição uma filosofia de vida não falo de querer vencer na vida, falo de querer vencer dos outros em toda situação. O lugar no ônibus, a fila do banco, a promoção na empresa, até quem sai primeiro quando o sinal fica verde vira disputa. Acho precisar vencer em tudo doentio. É legal ter garra, mas não é legal passar por cima de outras pessoas pra conseguir o que quer.


Competir faz mal quando vencer inclui humilhar o outro, quando perder se torna o “fim do mundo” e quando a inveja é fator auxiliador. A partir da próxima semana vou dar meu parecer sobre competições e atitudes competitivas que eu creio que são desnecessárias, doentias e exageradas.

Seguir este Blog | Indicar este Blog | Sugestões | Sobre Quem vos fala

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO